Adilson Motta, 07/2008
As religiões afro ou oriundas da África foram introduzidas no Brasil na
época da colonização brasileira. Com a trazida de escravos para o
Brasil, vindo também sua cultura, hábitos e costumes religiosos.
É impossível termos uma visão detalhada sobre a Macumba, Umbanda e o
Candomblé, a não ser que partamos no sentido da origem destes rituais,
que se fundamentam na religião Yorubá.
A Religião Yorubá
Esta tem sido a religião de povos que vivem no oeste africano, mais
precisamente na Nigéria e em Benim. Tem-se caracterizado, há
séculos,como um conjunto de práticas e de rituais que visam adorar a
natureza e reverenciar os ancestrais. A religião Yorubá é essencialmente
politeísta, pois adoram e servem a falsos deuses a quem chamam de
Orixás.
Na concepção nigeriana de adoração, prestam
cultos a entidades as quais,segundo acreditam, manifestam-se em uma
relação com a natureza. Tais entidades (espíritos) possuem
personalidade, e dentre os mais conhecidos estão: Ogun, Oxossi,
Obatalá,Iemanjá, Xangô, Oxum, Oiá, Orulá e Babalú Aiê. Muitos
religiosos acreditam que os orixás são demônios.
Os
orixás são arquétipos de uma atividade ou função e representam as forças
que controlam a natureza e seus fenômenos, tais como as águas, o vento,
as florestas, os rios, etc. Cada Orixá tem um dia da semana a ele
consagrado.
O panteão africano constitui-se basicamente
por sete Orixás Maiores e ainda por muitos Orixás Menores. Os
primeiros são voltados para o lado mais divino da obra de Deus. Os
últimos, são mais ligados à própria natureza humana.
Os"orixás', ao presidirem a própria natureza através de seus agentes,
trariam em si características de personalidade que os ligariam a
determinados estados evolutivos da espécie humana. A vibração provocada
pelo tipo de personalidade de um certo indivíduo, vai colocá-lo sob a
influência de determinado "orixá". Diz-se,então, que ele é oriundo
daquela faixa psíquica, ou como fazem no Candomblé, que ele é
"filho de Santo".
A origem dos orixás, segundo as
lendas do povo africano, é a fragmentação do pensamento criativo, quando
este, por sua vontade, vai presidir a criação de determinado orbe. Os
orixás não estariam sujeitos à evolução, embora fossem ligados aos
Espíritos que o estão, pela afinidade vibratória que os caracterizam.
Religiões Afro Brasileira
Na última década, o candomblé cresceu e a umbanda encolheu.
Principais religiões africanas trazidas pelos escravos ao Brasil (como
citado anteriormente),de acordo como Censo de 2000, elas têm 571,3 mil
praticantes no total, o que corresponde a 0,3% da população.
Um dos principais motivos para a diminuição do número de umbandistas,
segundo estudiosos, seria o avanço pentecostal na mesma área em que a
umbanda atua. Valendo-se do rádio, os pentecostais ganham simpatizantes
em faixas da população que antes frequentavam terreiros, além das
pregações "picantes" sobre o assunto. A maior concentração de devotos
declarados das religiões afro-brasileiras está no estado do Rio Grande
do Sul, seguido de Rio de Janeiro e Bahia.
Durante
décadas, as religiões afro-brasileiras foram um mundo à parte, fechado,
dentro da cultura brasileira. A partir do século XX,elas ganharam
relevância nos livros de escritores de grande popularidade, como Jorge
Amado, e nas canções da bossa nova, cultuadas pela classe média.
Candomblé – Os escravos vindos da África Ocidental entre os séculos 16 e
19 trouxeram o candomblé para o Brasil.A religião sofreu grande
repressão dos colonizadores portugueses, que a consideravam feitiçaria.
Para sobreviver às perseguições, os adeptos passaram a associar os
orixás aos santos católicos. Esse fenômeno é conhecido como sincretismo
religioso, ou seja, uma mistura de elementos de diferentes crenças.
As cerimônias de candomblé ocorrem em locais de culto chamados
terreiros; sua preparação é fechada e envolve muitas vezes o
sacrifício de pequenos animais. As entidades dessas religiões
africanas são dotadas de sentimentos humanos, como ciúme, raiva e
vaidade. A consulta aos orixás é realizada por meio de jogos de
adivinhação, como o de búzios. No Brasil, a religião cultua apenas 16
dos mais de 200 orixás existentes na África Ocidental e o deus
supremo criador dos orixás, Olodumaré.
Os seguidores
declarados do candomblé eram cerca de 107 mil em 1991 e quase 140 mil
em 2000, o que representa um crescimento de 30,8%.
Umbanda – Religião brasileira nascida no Rio de Janeiro, na década de
1920, a partir da mistura de crenças e rituais africanos e europeus.
Suas raízes se encontram em duas religiões trazidas da África pelos
escravos: a cabula, dos bantos, e o candomblé, da nação nagô. A umbanda
considera o Universo povoado por entidades espirituais, os guias, que
entram em contato com os homens por intermédio de um (médium), que os
incorpora. Tais guias se apresentam por meio de figuras como o caboclo,
o preto-velho e a pomba-gira. Os elementos africanos misturam-se ao
catolicismo, criando a identificação de orixás com pai de santos.
Outras influências são o espiritismo kardecista, os ritos indígenas e
práticas mágicas européias. A umbanda contava com cerca de 542 mil
devotos declarados em 1991, mas teve queda em 2000, o que equivale a uma
perda de 20,2% de seus praticantes.
O SINCRETISMO DOS ORIXÁS E OS SANTOS CATÓLICOS NO BRASIL
Orixás
Relação com os santos católicos
Oxalá: O mais elevado dos deuses Iorubás. Nosso Senhor do Bonfim
Oxalá - Deus dos guerreiros
Santo Antonio, na Bahia
São Jorge, no Rio de Janeiro
==
Xangô Deus do trovão
São Jerônimo
Oxum Deusa das águas doces, da fecundidade e do amor
Nossa senhora das candeias, na Bahia
Nossa senhora dos prazeres, Recife
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Oiá-Iansã Deusa das tempestades, dos ventos e dos relâmpagos
Santa Bárbara
Oxóssi
Deus dos caçadores
Iemanjá
Deusa dos mares e oceanos
Nossa senhora da Imaculada Conceição
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Obaluaê/Omolu Deus da varíola e das doenças
São Lázaro e São Roque, na Bahia
São Sebastião
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Oxumaré
Mensageiro e guardião dos templos, das casas e das pessoas
São Bartolomeu
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Exu - Divindade das plantas medicinais e litúrgicas
Diabo Ossain
Divindade das plantas medicinais e litúrgicas - São Benedito
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Obá Deusa dos rios
Santa Catarina
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Nana
Deusa da lama Sant´Ána (Nossa Senhora Santana)
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Logun Edé
Deus andrógino considerado - o príncipe das matas
Santo Expedito
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Ibejis
Deuses da alegria, das brincadeiras e da infância
São Cosme e Damião
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Olodumaré
Deus supremo. Criador dos Orixás
Nenhum culto nem santo católico lhe é destinado.
Fonte: Orixás, Deuses Iorubas na África e no Novo Mundo, de Pierre Verger – Editora Corrupio in Coleção Almanaque Abril/2005.
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