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domingo, 13 de outubro de 2013

Religiões afro - macumba, umbanda e candomblé

                                                                                Adilson Motta, 07/2008
              As religiões afro ou oriundas da África foram introduzidas no Brasil na época  da colonização brasileira. Com a trazida de escravos para o Brasil, vindo também sua cultura, hábitos e costumes religiosos.
             É impossível termos uma visão detalhada sobre a Macumba, Umbanda e o Candomblé, a não ser que partamos no sentido da origem destes rituais,  que se fundamentam na religião Yorubá.
A Religião Yorubá
            Esta tem sido a religião de povos que vivem no oeste africano, mais precisamente na Nigéria e em Benim.  Tem-se caracterizado, há séculos,como um conjunto de práticas e de rituais que visam adorar a natureza e reverenciar os ancestrais. A religião Yorubá é essencialmente politeísta, pois adoram e servem a falsos deuses a quem chamam de Orixás.
          Na concepção nigeriana de adoração, prestam cultos a entidades as quais,segundo acreditam, manifestam-se em uma relação com a natureza.  Tais entidades (espíritos) possuem personalidade, e dentre os mais conhecidos estão: Ogun, Oxossi, Obatalá,Iemanjá, Xangô, Oxum, Oiá,  Orulá e Babalú Aiê.  Muitos religiosos acreditam que os orixás são demônios.
           Os orixás são arquétipos de uma atividade ou função e representam as forças  que controlam a natureza e seus fenômenos, tais como as águas, o vento, as florestas, os rios, etc. Cada Orixá tem um dia da semana a ele consagrado.
           O panteão africano constitui-se basicamente por sete Orixás Maiores e ainda por muitos Orixás Menores.   Os primeiros são voltados para o lado mais divino da obra de Deus. Os últimos, são mais ligados à própria natureza humana.
           Os"orixás', ao presidirem a própria natureza através de seus  agentes, trariam em si características  de personalidade  que os ligariam a determinados estados evolutivos da espécie humana.  A vibração provocada pelo tipo de personalidade de um certo indivíduo, vai colocá-lo sob a influência de determinado "orixá".   Diz-se,então, que ele é oriundo daquela faixa psíquica, ou como fazem no Candomblé, que ele é          "filho de Santo".
          A origem dos orixás, segundo as lendas do povo africano, é a fragmentação do pensamento criativo, quando este, por sua vontade, vai presidir a criação de determinado orbe.  Os orixás não estariam sujeitos à evolução, embora fossem ligados aos Espíritos que o estão, pela afinidade vibratória que os caracterizam.
Religiões Afro Brasileira
             Na última década, o candomblé cresceu e a umbanda encolheu. Principais religiões africanas trazidas pelos escravos ao Brasil (como citado anteriormente),de acordo como Censo de 2000, elas têm 571,3 mil praticantes no total, o que corresponde a 0,3% da população.
          Um dos principais motivos para a diminuição do número de umbandistas, segundo estudiosos, seria o avanço pentecostal na mesma área em que a umbanda atua. Valendo-se do rádio, os pentecostais ganham simpatizantes  em faixas da população que antes frequentavam terreiros,  além das pregações "picantes"  sobre o assunto.  A maior concentração de devotos declarados das religiões afro-brasileiras está no estado do Rio Grande do Sul, seguido de Rio de Janeiro e Bahia.
           Durante décadas, as religiões afro-brasileiras foram um mundo à parte, fechado, dentro da cultura brasileira.  A partir do século XX,elas ganharam relevância nos livros  de escritores de grande popularidade, como Jorge Amado, e nas canções da bossa nova, cultuadas pela classe média.
             Candomblé – Os escravos vindos da África Ocidental entre os séculos 16 e 19 trouxeram o candomblé para o Brasil.A religião sofreu grande repressão dos colonizadores portugueses, que a consideravam feitiçaria.  Para sobreviver às perseguições, os adeptos passaram a associar os orixás aos santos católicos.  Esse fenômeno é conhecido como sincretismo religioso, ou seja, uma mistura de elementos de diferentes crenças.
           As cerimônias de candomblé ocorrem em locais de culto chamados terreiros;  sua preparação é fechada e envolve muitas vezes  o sacrifício  de pequenos animais.   As entidades dessas religiões africanas são dotadas de sentimentos humanos, como ciúme, raiva e vaidade.   A consulta aos orixás é realizada por meio de jogos de adivinhação, como o de búzios.  No Brasil, a religião cultua apenas 16 dos mais de 200 orixás existentes na África Ocidental e o deus supremo criador dos orixás,  Olodumaré.
          Os seguidores declarados do candomblé eram cerca de 107 mil  em 1991 e quase  140 mil em 2000, o que representa um crescimento de 30,8%.
          Umbanda – Religião brasileira nascida no Rio de Janeiro, na década de 1920, a partir  da mistura  de crenças  e rituais africanos e europeus. Suas raízes se encontram em duas religiões trazidas da África pelos escravos: a cabula, dos bantos, e o candomblé, da nação nagô. A umbanda considera o Universo povoado por entidades espirituais, os guias, que entram em contato com os homens por intermédio de um (médium), que os incorpora.  Tais guias se apresentam por meio de figuras como o caboclo,  o preto-velho e a pomba-gira.  Os elementos africanos misturam-se ao catolicismo, criando a identificação de orixás com pai de santos.  Outras influências são o espiritismo kardecista, os ritos indígenas e práticas mágicas européias.  A umbanda contava com cerca de 542 mil devotos declarados em 1991, mas teve queda em 2000, o que equivale a uma perda de 20,2% de seus praticantes.


O SINCRETISMO DOS ORIXÁS E OS SANTOS CATÓLICOS NO BRASIL
Orixás                                                 
Relação com os santos católicos
Oxalá: O mais elevado dos deuses Iorubás. Nosso Senhor do Bonfim
Oxalá -  Deus dos guerreiros             
Santo Antonio, na Bahia
São Jorge, no Rio de Janeiro
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Xangô   Deus do trovão                   
São Jerônimo
Oxum    Deusa das águas doces, da fecundidade e do amor  
 Nossa senhora das candeias, na Bahia
 Nossa senhora dos prazeres, Recife
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Oiá-Iansã   Deusa das tempestades, dos ventos e dos relâmpagos
Santa Bárbara
                                                  
Oxóssi          
Deus dos caçadores    
Iemanjá       
Deusa dos mares e oceanos   
 Nossa senhora da Imaculada  Conceição
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Obaluaê/Omolu    Deus da varíola e das doenças   
 São Lázaro e São Roque, na Bahia
 São Sebastião
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Oxumaré    
Mensageiro e guardião dos templos, das casas e das pessoas
São Bartolomeu
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Exu - Divindade das plantas medicinais e litúrgicas  
Diabo Ossain   
Divindade das plantas medicinais e litúrgicas -  São Benedito
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Obá       Deusa dos rios                                  
Santa Catarina
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Nana    
Deusa da lama    Sant´Ána (Nossa Senhora Santana)
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Logun Edé   
Deus andrógino considerado - o príncipe das matas
  Santo Expedito
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Ibejis  
Deuses da alegria, das brincadeiras e da infância
 São Cosme e Damião
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Olodumaré       
Deus supremo. Criador dos Orixás 
  Nenhum culto nem santo católico lhe é destinado.

Fonte: Orixás, Deuses Iorubas na África e no Novo Mundo, de Pierre Verger – Editora Corrupio in Coleção Almanaque Abril/2005.

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