Projeto Mutirão de Leitura - (Despertando o Prazer e o Hábito de Ler)
Por Adilson Motta, 2012
Ler é vulgar. Raro é entender. (Rui Barbosa)
1- INTRODUÇÃO
O
Projeto "Mutirão da Leitura" destina-se ao público infanto-juvenil e
todos (incluindo comunidade) que tenham dificuldades de acesso aos
livros e a leitura. O alvo inicial é atingir as crianças e
adolescentes. Com a modernidade, vários costumes e conceitos tem se
perdido com o passar dos anos, entre eles o hábito de ler, tão comum e
valorizado há tempos atrás. Percebe-se que o hábito de leitura tem se
perdido não apenas por parte dos alunos como dos professores, trazendo
como consequência cidadãos com pouca visão de mundo, ou seja, com pouca
capacidade crítica.
Sabemos que a leitura é fundamental para a plena
realização da nossa condição humana e da nossa e da nossa capacidade de
entender o mundo. É também condicionante para a promoção de valores
democráticos, porque é base para uma cultura do discernimento e do
diálogo, tanto individual quanto coletivo. Quem lê aumenta seu
repertório de atuação sobre o mundo à sua volta e, naturalmente, uma
sociedade leitora amplia suas possibilidades de qualificar as relações
humanas e resolver os problemas cada vez mais complexos que a elas se
apresentam.
O índice brasileiro per capita mal alcança dois livros
por habitante, enquanto na França que valoriza mais a leitura que os
brasileiros, oscila oito livros por pessoa/anual. Na Inglaterra, são
cinco.
Um fato importante é que aqui no Brasil, cerca de 10% de
nossa população olham para um livro e não conseguem ver nenhuma
aventura, nenhum grande personagem definido, nem se aprimorar de uma
reflexão instigante... Ele é apenas um objeto cheio de códigos
indecifráveis, sem vida alguma, sem sentido algum.
O nosso grande
desafio é fazer com que a experiência da leitura, ainda pouco vivenciada
no cotidiano, seja um instrumento de prazer e fruição.
2- Objetivos e Metas
O
objetivo central do projeto aqui delineado é o de assegurar e
democratizar o acesso à leitura e ao livro a toda a sociedade, com base
na compreensão de que a leitura e a escrita são instrumentos
indispensáveis na época contemporânea para que o ser humano possa
desenvolver plenamente suas capacidades, seja no nível individual, seja
no âmbito coletivo. Isto, na convicção de que somente assim, ele
exerça de maneira integral seus direitos, participe efetivamente dessa
sociedade, melhore seu nível educativo, fortaleça os valores
democráticos, seja criativo, conheça os valores e modos de pensar de
outras pessoas e culturas e tenha acesso às formas mais verticais do
conhecimento e à herança.
São estabelecidos aqui alguns objetivos que devem ser alcançados a curto, médio e longo prazo:
Formar leitores, buscando de maneira continuada substantivado aumento
do índice nacional de leitura (número de livros lidos por
habitantes/ano) em todas as faixas etárias e do nível qualitativo das
leituras realizadas;
Implantação, modernização e qualificação
de acervos, equipamentos e instalações de bibliotecas de acesso
público no município;
Fomentar a formação de mediadores e agentes de leitura;
Implementação e fomento de núcleos voltados a pesquisa, estudos e
indicadores nas áreas da leitura e do livro na rede municipal de ensino
e outros centros;
Expansão permanente do número de salas de
leitura (tal como professora de sala de leitura a serem implementadas
nas políticas públicas educacionais das escolas) e ambientes
diversificados voltados à leitura;
Para fomentar a leitura serão
desenvolvidas as seguintes atividades: rodas de leitura, atividades de
formação do leitor na escola, clubes de leitura, atividade de leitura em
grupos, mediadores de leitura e contadores de histórias, performances
poéticas, concurso de poesia e produção textual (envolvendo outros
gêneros), oficinas de criação literária para crianças e jovens. Estudos e
pesquisas para conhecer a realidade das bibliotecas, das livrarias e
do consumo de livros no Brasil. Além da exposição de recursos
pedagógicos. Justificativa
O primeiro "Mutirão de Leitura" na Escola, tem por finalidade envolver a comunidade
como um todo, desenvolvendo assim um Processo de Interação Social entre família e
escola . Eis aí algumas razões:
Ampliar a visão de mundo e inserir o leitor na cultura letrada;
Estimular o desejo de outras leituras;
Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação
aproximando escola e comunidade para o "ato da leitura" .
Estratégias
Divulgação do primeiro mutirão de leitura na escola envolvendo professores, alunos
e comunidade.
Organização de um mural enfatizando aspectos temáticos da leitura em sua
diversidade.
Elaboração de convites para famílias;
Ornamentação e organização do ambiente;
Apresentação de pequenas peças e jograis envolvendo os alunos.
Recurso Didático
Para o bom desenvolvimento do projeto serão utilizados os seguintes recursos:
Papel 40, papel cartão, cartazes, livros, mesas, cadeiras;
Recurso Humano;
Professores, alunos, coordenadores, e diretor;
Tenda;
Mesas;
Cadeiras;
Revistas com histórias infantis;
CDs e DVDs;
Recursos Pedagógicos;
Caderno de Visitas.Considerações Finais
Que esse evento venha despertar o interesse e o gosto pela leitura dos nossos alunos e
comunidade, levando-os a terem contato e conhecimento da diversidade textual (isto é,
dos
gêneros diversos que perpassam o mundo contexto e espaço sala/de aula),
bem como sua relação Leitura, Escrita, Munda, Vivência.
Bibliografia
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez, 1984-2003.
Ministério da Cultura. Fundação Biblioteca Nacional. Programa Nacional de incentivo à leitura – PROLER, 2009.
Yunes, Eliana; OWALDO, Maria Luiza (orgs.). A experiência da leitura. São Paulo: Loyola, 2003.
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