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domingo, 13 de outubro de 2013

Projeto Mutirão de Leitura (Despertando o Prazer e o Hábito de Ler)

  Projeto Mutirão de Leitura - (Despertando o Prazer e o Hábito de Ler)

              Por Adilson Motta, 2012

Ler é vulgar. Raro é entender. (Rui Barbosa)

1-    INTRODUÇÃO

O Projeto "Mutirão da Leitura" destina-se ao público infanto-juvenil e todos (incluindo comunidade) que tenham dificuldades de acesso aos livros e a leitura.  O alvo inicial é atingir as crianças e adolescentes. Com a modernidade, vários costumes e conceitos tem se perdido com o passar dos anos, entre eles o hábito de ler, tão comum e valorizado há tempos atrás. Percebe-se que o hábito de leitura tem se perdido não apenas por parte dos alunos como dos professores, trazendo como consequência cidadãos com pouca visão de mundo, ou seja, com pouca capacidade crítica.
Sabemos que a leitura é fundamental para a plena realização da nossa condição humana e da nossa e da nossa capacidade de entender o mundo. É também condicionante para a promoção de valores democráticos, porque é base para uma cultura do discernimento e do diálogo, tanto individual quanto coletivo. Quem lê aumenta seu repertório  de atuação sobre o mundo à sua volta e,  naturalmente, uma sociedade leitora amplia suas possibilidades de qualificar as relações humanas e resolver os problemas cada vez mais complexos que a elas se apresentam.
O  índice brasileiro  per capita mal alcança dois livros por habitante, enquanto na  França que valoriza mais a leitura que os brasileiros, oscila oito livros por pessoa/anual. Na Inglaterra, são cinco.
Um fato importante é que aqui no Brasil, cerca de 10% de nossa população olham para um livro e não conseguem ver nenhuma aventura, nenhum grande personagem definido, nem se aprimorar de uma reflexão instigante...  Ele é apenas um objeto cheio de códigos indecifráveis, sem vida alguma, sem sentido algum.
O nosso grande desafio é fazer com que a experiência da leitura, ainda pouco vivenciada no cotidiano, seja um instrumento de prazer e fruição. 

2-    Objetivos e Metas

O objetivo central do projeto aqui delineado é o de assegurar e democratizar o acesso à leitura e ao livro a toda a sociedade, com base na compreensão de que a leitura e a escrita são instrumentos indispensáveis na época contemporânea para que o ser humano possa desenvolver plenamente suas capacidades, seja no nível individual, seja no âmbito coletivo.  Isto, na convicção de que somente assim,  ele exerça de maneira integral seus direitos, participe efetivamente  dessa sociedade, melhore seu nível educativo, fortaleça os valores  democráticos, seja criativo, conheça os valores e modos de pensar de outras pessoas e culturas e tenha acesso às formas mais verticais do conhecimento e à herança.
São estabelecidos aqui alguns objetivos que devem ser alcançados a curto, médio e longo prazo:
    Formar leitores, buscando de maneira continuada substantivado aumento  do índice nacional de leitura (número de livros lidos por habitantes/ano) em todas as faixas etárias e do nível qualitativo das leituras realizadas;
    Implantação,  modernização e qualificação de acervos, equipamentos  e instalações de bibliotecas de acesso público  no município;
    Fomentar a formação de mediadores e agentes de leitura;
    Implementação e fomento de núcleos voltados a pesquisa, estudos e indicadores  nas áreas da leitura e do livro na rede municipal de ensino e outros centros;
    Expansão permanente do número de salas de leitura (tal como professora de sala de leitura a serem implementadas nas políticas públicas educacionais das escolas) e ambientes  diversificados voltados à leitura;
Para fomentar a leitura serão desenvolvidas as seguintes atividades:  rodas de leitura, atividades de formação do leitor na escola, clubes de leitura, atividade de leitura em grupos, mediadores de leitura e contadores de histórias, performances poéticas, concurso de poesia e produção textual (envolvendo outros gêneros), oficinas de criação literária para crianças e jovens. Estudos e pesquisas para conhecer  a realidade das bibliotecas,  das livrarias e do consumo de livros no Brasil. Além da exposição de recursos pedagógicos. Justificativa

O primeiro "Mutirão de Leitura" na Escola, tem por finalidade envolver a comunidade
como um todo, desenvolvendo assim um Processo de Interação Social entre família e
escola . Eis aí algumas razões:

 Ampliar a visão de mundo e inserir o leitor na cultura letrada;
 Estimular o desejo de outras leituras;
 Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação
aproximando escola e comunidade para o "ato da leitura" .

Estratégias

 Divulgação do primeiro mutirão de leitura na escola envolvendo professores, alunos
e comunidade.
 Organização de um mural enfatizando aspectos temáticos da leitura em sua
diversidade.
 Elaboração de convites para famílias;
 Ornamentação e organização do ambiente;
 Apresentação de pequenas peças e jograis envolvendo os alunos.


Recurso Didático

Para o bom desenvolvimento do projeto serão utilizados os seguintes recursos:

 Papel 40, papel cartão, cartazes, livros, mesas, cadeiras;

    Recurso Humano;

 Professores, alunos, coordenadores, e diretor;
    Tenda;
    Mesas;
    Cadeiras;
    Revistas com histórias infantis;
    CDs e DVDs;
    Recursos Pedagógicos;
    Caderno de Visitas.Considerações Finais

Que esse evento venha despertar o interesse e o gosto pela leitura dos nossos alunos e
comunidade, levando-os a terem contato e conhecimento da diversidade textual (isto é,
dos gêneros diversos que perpassam o mundo contexto e espaço sala/de aula), bem como sua relação Leitura, Escrita, Munda, Vivência.

Bibliografia

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez, 1984-2003.

Ministério da Cultura. Fundação Biblioteca Nacional. Programa Nacional de incentivo à leitura – PROLER, 2009.

Yunes, Eliana; OWALDO, Maria Luiza (orgs.). A experiência da leitura. São Paulo: Loyola, 2003.

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