Org. Adilson Motta
A linguagem não está relacionada apenas a
língua portuguesa, mas na dimensão que perpassa todas as demais
disciplinas que encravam o currículo escolar ou o próprio sentido do
"ler", entender e interpretar. Está, de modo geral disseminada tanto em
língua portuguesa como na arte, na matemática, na geografia, no ensino
religioso, no gesto cênico da arte cênica, na linguagem informática da
internet, na língua inglesa no estrangeirismo - visualizado no
cotidiano que cerca o dia a dia, a sala de aula, o meio social e
contextual onde vivemos e a simbologia indicativa descritiva, cujo
objetivo é informar, alertar, esclarecer e conscientizar.
Acredito
que aprendemos interpretar texto nos múltiplos sentidos, significados e
formas expressos não para um sentido isolado da linguagem textual, mas
que igualmente tais habilidades despontam nas múltiplas possibilidades
de interpretar o próprio mundo que nos cerca, que também é carregado de
personagens reais, de tempo psicológico e cronológico, de amigos e
vilãos que que podem ser entendidos e interpretados antes que a rede do
"caçador" se arme aos nossos pés, antes que caiamos na malícia e astúcia
sagaz dos "Lobos Maus" da vida. Aprendi que, aprender a interpretar bem
os textos, nos torna aptos a interpretar com melhor clareza os
contextos nos quais estamos continuamente nos deparando, nas constantes
narrativas da vida que em simultâneo com o fictício desenrola seu
"enredo" nos capítulos de nossa própria existência.
O referido
projeto que traz como tema "Leitura e Interpretação de Múltiplas
Linguagens" apresenta como objetivo desenvolver no educando a
competência linguística para o enriquecimento do universo cultural,
aperfeiçoando-o como leitor e produtor de texto e interlocutor mais
seguro e mais consciente dos usos da língua e das linguagens que
constituir os gêneros orais mais comuns em circulação na sociedade.
Portanto,
a leitura é considerada uma meta competência para a apropriação do
conhecimento nas diversas áreas do saber. A escola exerce a função de
formar cidadãos independentes e críticos; dificilmente um leitor
forma-se sozinho. Objetiva-se desenvolver as habilidades as habilidades
linguísticas, com metodologias que promovam cultura, lazer e
aprendizagem dos múltiplos sentidos que perpassam na múltipla linguagem.
Os
objetivos específicos em múltiplas linguagens (gráficas, tabelas, arte,
estrangeirismo, mapas, etc.). Identificar e interpretar a utilização
das diferentes programões fracionárias; abstrair figuras geométricos a
partir de objetos reais. Resolver problemas envolvendo as quatro
operações através de jogos. Identificar gêneros e produzir gêneros
diversos.
- Público Alvo: Alunos de 6º ao 9º.
- Tempo estimado: 6 meses.
- Língua Portuguesa
- Gênero fábula: Leitura e Produção.
- Gramática: Classe de palavras;
- Tipos de Frases;
- Estrangeirismo (Língua Portuguesa)
- Linguagem verbal e não-verbal.
- As quatro operações, Geometria,
- Fração.
- Língua Portuguesa,
- Gênero Conto – Leitura e Produção.
- Gramática: Regras ortográficas e Produção textual.
- Sintaxe.
- Conjuntos numérico Naturais e Inteiros
- Números Racionais.
- Potenciação.
8º ano
Língua Portuguesa:
- Gênero Intertextualidade, Poemas a partir de textos livres, relatos ou a critérios.
- Sintaxe.
- Matemática.
Língua Portuguesa;
- Gênero – Resenha, poemas, romance fábulas;
- Oração Coordenada e Subordinada.
- Figuras de Linguagem
- Estilística
- Concordância Verbal
- Concordância Nominal
- Conjuntos numéricos naturais, naturais e racionais;
- (Características e propriedade;
- Potenciação, definição e propriedades;
- Cálculo de áreas de diversos figuras planas.
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