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domingo, 13 de outubro de 2013

Projeto: Leitura e Interpretação de Múltiplas Linguagens

Org. Adilson Motta

A linguagem não está relacionada apenas a língua portuguesa, mas na dimensão que perpassa todas as demais disciplinas que encravam o currículo escolar ou o próprio sentido do "ler", entender e interpretar. Está, de modo geral disseminada tanto em língua portuguesa como na arte, na matemática, na geografia, no ensino religioso,  no gesto cênico da arte cênica,  na linguagem informática da internet, na língua inglesa no estrangeirismo - visualizado no cotidiano que cerca o dia a dia, a sala de aula, o meio social e contextual  onde vivemos e a simbologia indicativa descritiva, cujo objetivo é informar, alertar, esclarecer e conscientizar.
Acredito que aprendemos interpretar texto nos múltiplos sentidos, significados e formas expressos  não para um sentido isolado da linguagem textual, mas que igualmente tais habilidades despontam nas múltiplas possibilidades de interpretar o próprio mundo que nos cerca, que também é carregado de personagens reais, de tempo psicológico e cronológico, de amigos e vilãos que que podem ser entendidos e interpretados antes que a rede do "caçador" se arme aos nossos pés, antes que caiamos na malícia e astúcia sagaz dos "Lobos Maus" da vida. Aprendi que, aprender a interpretar bem os textos, nos torna aptos a interpretar com melhor clareza os contextos nos quais estamos continuamente nos deparando, nas constantes narrativas da vida que em simultâneo com o fictício desenrola seu "enredo" nos capítulos de nossa própria existência. 
O referido projeto que traz como tema "Leitura e Interpretação de Múltiplas Linguagens" apresenta como objetivo  desenvolver no educando a competência linguística para o enriquecimento do universo cultural, aperfeiçoando-o como leitor e produtor de texto e interlocutor  mais seguro e mais consciente dos usos da língua e das linguagens que constituir os gêneros orais mais comuns em circulação  na sociedade.
Portanto, a leitura é considerada uma meta competência para a apropriação do conhecimento nas diversas áreas do saber. A escola exerce a função de formar cidadãos independentes e críticos; dificilmente um leitor forma-se sozinho. Objetiva-se desenvolver as habilidades as habilidades linguísticas, com metodologias  que promovam cultura, lazer e aprendizagem dos múltiplos sentidos que perpassam na múltipla linguagem.
Os objetivos específicos em múltiplas linguagens (gráficas, tabelas, arte, estrangeirismo, mapas, etc.). Identificar e interpretar  a utilização das diferentes programões fracionárias;  abstrair figuras geométricos a partir de objetos reais. Resolver problemas envolvendo as quatro operações através de jogos. Identificar gêneros e produzir gêneros diversos.
  • Público Alvo:  Alunos de 6º ao 9º.
  • Tempo estimado: 6 meses.
6º ano
  • Língua Portuguesa
  • Gênero fábula: Leitura e Produção.
  • Gramática: Classe de palavras;
  • Tipos de Frases;
  • Estrangeirismo (Língua Portuguesa)
  • Linguagem verbal e não-verbal.
MATEMÁTICA:
  • As quatro operações, Geometria,
  • Fração.
7º ano
  • Língua Portuguesa,
  • Gênero Conto – Leitura e Produção.
  • Gramática: Regras ortográficas  e Produção textual.
  • Sintaxe.
Matemática
  • Conjuntos numérico  Naturais e Inteiros
  • Números Racionais.
  • Potenciação.
Poemas:
8º ano
Língua Portuguesa:
  • Gênero Intertextualidade, Poemas a partir de textos livres, relatos ou a critérios.
  • Sintaxe.
  • Matemática.
9º ano
Língua Portuguesa;
  • Gênero – Resenha, poemas, romance fábulas;
  • Oração Coordenada e Subordinada.
  • Figuras de Linguagem
  • Estilística
  • Concordância Verbal
  • Concordância Nominal
Matemática:
  • Conjuntos numéricos naturais, naturais e racionais;
  • (Características e propriedade;
  • Potenciação, definição e propriedades;
  • Cálculo de áreas de diversos figuras planas.
Culminância:  Exposição no pátio dos trabalhos da escola com apresentação e socialização  das novas experiências vivenciadas de aprendizagem.

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