Livros de Adilson Motta Disponíveis
no site:http://livrosmota.loja2.com.br/?Livrosmota=436EAC54-F704-4410-A7D4-1739C711F727
Na
sociedade atual, a leitura e a escrita assumem papéis de suma importância,
permitindo que os sujeitos que as dominam se constituam como membros de uma
sociedade, ativos, cidadãos e com direitos. É nessa perspectiva que defendemos a
necessidade de a Escola pública assumir o compromisso de
proporcionar
vivências cotidianas do uso da leitura e da escrita desde o início do processo
de alfabetização, visando à formação significativa de seus alunos.
Abordaremos,
neste trabalho, a relação entre a literatura infantil e o processo de
alfabetização. Discutiremos de que forma essa literatura pode contribuir para a
criação de situações contextualizadas de linguagem, ao relatarmos a aplicação
de atividades que abordam a aquisição das capacidades de leitura e escrita.
Para tanto, utilizamos observações em salas de aula, das quais participamos
efetivamente, realizando uma pesquisa colaborativa (dados na seção seguinte).
Desse
modo, a experiência teve como objetivo verificar as possibilidades de se
conceber a alfabetização numa perspectiva mais interacionista e não mecânica.
Além disso, visávamos promover momentos prazerosos de leituras, fazendo com que
os educandos despertassem para o mundo letrado e começassem a desenvolver o
prazer pela leitura.
Descrição
da experiência
O
trabalho com alfabetização baseado nos livros de literatura infantil tinha como
objetivo:
i)
verificar a relevância do uso da literatura infantil no desenvolvimento de aquisição da escrita dos
sujeitos envolvidos na pesquisa;
ii) discutir a questão da alfabetização na perspectiva
do letramento; e
iii)
analisar se o trabalho realizado despertaria o prazer da leitura. Diante desses
objetivos, elaborávamos atividades com base nos livros de literatura infantil,
as quais posteriormente foram aplicadas nas turmas em que o projeto era
desenvolvido. As atividades foram organizadas com o objetivo de proporcionar
aos alunos, por um lado, a aquisição da tecnologia da escrita e, por outro,
incentivar. a vivência da leitura literária em seus suportes
autênticos, ou seja, os livros, e não adaptações. A seleção dos livros de
literatura infantil não é uma tarefa simples, pois há
uma
diversidade imensa de publicações disponíveis. Entretanto, para a elaboração
das atividades, era necessário encontrar alguns que julgássemos mais adequados
aos objetivos propostos. No planejamento das intervenções, escolhíamos,
geralmente, dois ou mais livros para serem levados para sala de aula: um com
uma história um pouco mais extensa, o que seria lido e discutido (leitura
deleite), e outro com narrativa mais curta, que serviria de suporte para as
atividades. No decorrer
do
projeto, vários foram os livros trabalhados. Para exemplificar esse trabalho,
detalharemos o desenvolvimento de dois planos de aula desenvolvidos:
Troca-troca:
O plano
de intervenção tem como base o livro de literatura infantil “Troca -Troca”
-
Ana Maria
Machado e Claudius, da coleção Mico Maneco. Este plano constituiu-se de duas
aulas, que descreveremos a seguir.
Inicialmente,
realizamos, junto aos alunos, levantamentos e inferências sobre as ilustrações,
título e imagens da capa do livro, como, por exemplo “Quem são esses
personagens?” ; “São amigos?” ; “O que será que vai acontecer com eles?”,
dentre outros. Nesse momento, os alunos ficaram instigados a descobrir o que
poderá acontecer na história. Em seguida, fizemos a leitura do livro para os
alunos ouvirem. Eles gostaram da história e, juntos de nós, verificaram quais
das hipóteses elencadas foram confirmadas. Posteriormente, trabalhamos com um
cartaz que continha quatro palavras geradoras: BICICLETA, VESTIDO, BODE,
CAMINHÃO. A organização do cartaz se dava da seguinte forma: na parte superior
da cartolina, era apresentado o nome do livro, do autor e do ilustrador. Em
seguida, eram coladas as imagens das palavras geradoras selecionadas. Logo
após, foi proposto para a turma que montassem as palavras correspondentes com
letras móveis. Foi solicitado que cada aluno, individualmente, identificasse,
diante das letras expostas, qual seria aquela correspondente à escrita de tal
palavra; essa escolha foi discutida com toda turma. Depois da montagem do
cartaz, foram distribuídas, para cada aluno, as letras da palavra “BICICLETA”,
embaralhadas e presas em um pregador.
Compreender
a categorização gráfica e funcional das letras.
·Dominar as relações entre
grafemas e fonemas.
·Compreender a natureza alfabética
do sistema de escrita.
·Levantar e confirmar hipóteses
relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido.
·Participar das interações cotidianas
em sala de aula, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões
propostas pelo (a) professor(a) e expondo opiniões nos debates com os colegas e
com o(a) professor(a).
·Realizar com pertinência tarefas
cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão.
·Conhecer os usos da escrita na
cultura escolar.

