Compilação de Adilson Motta, 2013
Objetivo Geral:
Frente
às dificuldades dos alunos em fazer leitura e interpretação de textos
e, ainda, a necessidade de formarmos alunos leitores que sejam capazes
de compreender, interpretar o que leem e conheçam melhor a escrita e
oralmente a língua falada no país em que vivem.
Para tanto,
pensamos neste projeto que será aplicado no dia a dia em sala de aula,
incentivando os alunos a lerem e produzirem textos, se apropriando desta
forma, da forma correta da língua padrão, que rege a linguagem formal.
Tem-se desta forma em vista que, para haver aprendizagem nas demais
áreas de conhecimento é imprescindível o conhecimento e o domínio da
leitura e da escrita. Pretende-se também, incentivar os alunos ao
convívio da leitura e escrita a partir de diferentes situações para o
domínio do conhecimento léxico, ortográfico, vocabular e fonológico da
língua.
- Reconhecer a estrutura morfológica e fonológica, bem como a significação das palavras a partir de aula expositivas e pesquisas em dicionários;
- Identificar as regras de acentuação gráficas da língua portuguesa através da gramática;
- Fazer leituras e interpretação dos mais variados tipos de textos a partir de leitura dirigida;
- Soletrar palavras para desenvolver a habilidade ortográfica.
- Regras de acentuação gráfica;
- Fonologia e morfologia;
- Palavras com :
- Z e S;
- Ss,ç, xc, sc, c, x, sç e s;
- Nh, ch, lh, gu, qu, rr;
- g e j.
- Novas regras ortográficas.
1- APRESENTAÇÃO:
Apresentação e apreciação do projeto pelo corpo docente.
2- SOCIALIZAÇÃO:
Divulgação do projeto à comunidade escolar.
3- DESENVOLVIMENTO:
Atividades de rotina:
- Leitura, interpretação e produção textual;
- Estudo gramatical;
- Manuseio do dicionário;
- Homônimas e parônimas.
Escolha de um aluno de 1º ao 5º ano e um aluno de 6º ao 9º ano, ambos de melhor desempenho em língua portuguesa para representar a escola na qual estuda.
5- CULMINÂNCIA:
- Competição entre as escolas municipais e estadual a partir do projeto;
- Auto avaliação (aluno);
- Avaliação do projeto (professores).
Para o desenvolvimento do projeto;
- Dicionário;
- Livros paradidáticos;
- Livros didáticos;
- Revistas;
- Jornais;
- Textos;
- Cartazes;
- Papel cartão;
- Papel A4;
- Pincéis;
- Data show
- Decoração;
- Sonorização;
1º AO 5º ANO: - 1º LUGAR: ...................................................................................
- 2º LUGAR: .......................................................................................................
- 3º LUGAR:........................................................................................................
2º lugar:..............................................................................................
3º lugar: ............................................................................................
AVALIAÇÃO
A avaliação das atividades deverá desenvolver-se de forma sistemática e contínua, durante o processo de desenvolvimento do projeto. Deverão ser observado entre as ações do grupo aspectos como a participação, empenho, na realização das atividades, envolvimento na preparação dos resultados do projeto.
Far-se-á ainda, avaliação do projeto a partir do relato de auto avaliação do aluno e relatos dos professores, apresentados na culminância do projeto.
ESCOLAS ENVOLVIDAS:
v .....................................................
v .....................................................
v .....................................................
v .....................................................
v .....................................................
v .....................................................
v ......................................................
v ......................................................
Período de realização: de .........../............/..................... a ............../............/.................
Nenhum comentário:
Postar um comentário