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domingo, 13 de outubro de 2013

Os Benefícios da Cultura

Por Adilson Motta, 2013Antes de entrarmos no cerne do assunto, vejamos dois conceitos que se entrelaçam nesta abordagem: Cultura e Cultura Popular.   Para o senso comum, cultura possui um sentido de erudição, uma instrução vasta e variada adquirida por meio de diversos mecanismos, principalmente o estudo. Quantas vezes já ouvimos os jargões "O povo não tem cultura", "O povo não sabe o que é boa música", "O povo não tem educação", etc.? De fato, esta é uma concepção arbitrária e equivocada a respeito do que realmente significa o termo "cultura".

Não podemos dizer que um índio que não tem contato com livros, nem com música clássica, por exemplo, não possui cultura. Onde ficam seus costumes, tradições, sua língua?

O conceito de cultura é bastante complexo. Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Essa rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, etc. Nesse sentido, podemos chegar à conclusão de que é impossível que um indivíduo não tenha cultura, afinal, ninguém nasce e permanece fora de um contexto social, seja ele qual for – onde se processa as relações culturais via sociais. Desta forma, fica claro que cultura é tudo aquilo que o homem produz e dá sentido à sua existência, seja de maneira material ou no campo das ideias. Essas produções se dão em diferentes campos de experiências, como nas artes, na língua e nas crenças. Tais experiências resultam no modo que uma comunidade cria suas vestimentas, como compõe e dança suas músicas, como se expressa por meio de gravuras, como cozinha, cuida de suas doenças, organiza suas leis e seus valores. Dentro dessa dimensão a cultura popular relaciona-se a tipicidade in loco de uma determinada cultura dentro dos padrões pragmáticos na vivência de um povo, de uma sociedade, de uma comunidade – que podem ser empreendidas ou fomentadas nas ações de políticas públicas. Como exemplo, vale citar: Bumba-boi, festas juninas, tradições religiosas, pinturas, comidas típicas, festas e ou festivais, danças, capoeira, etc.

A cultura, além de ser um identificador das características de um povo – como este vive e o que/como faz – quando adotada na institucionalidade das secretarias (seja de cultura ou na de juventude quando existe), protege nossos jovens do ócio dos riscos do cotidiano (tanto daqueles que diretamente praticam, quanto dos que indiretamente são consumidores passivos ou meros telespectadores).

E por outro, ao resgatar do ócio sob o risco de envolvimento com caminhos oblíquos que o cercam nos cenários do cotidiano expondo-os à vulnerabilidade da droga, do álcool e da prostituição. Cultura não é um ato de alienação como alguém "indeliberadamente" ou na ignorância possa crer, ou um ato banal e vulgar para meramente "entreter". Ela apresenta, desta forma,  uma dimensão socioeducativa  e preventiva.


REFERÊNCIAS

http://www.alunosonline.com.br/filosofia/o-que-e-cultura.html. O que é cultura?


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