Modelo usado para resgatar, além de pesquisas escritas já existentes o histórico e geografia e cultura nos municípios de Bom Jardim, Parauapebas e por último, no povoado
Vila Sanção
PROJETO INTERDISCIPLINAR
-Índice de analfabetismo pleno e funcional de Vila Sanção-PA (Exemplar).
-Quantos e quais os prédios públicos no povoado (mercado, posto de saúde, escolas).
-Estrutura da escola.
- Séries oferecidas.
- Aspecto econômico (número de comércio, bares, etc).
- Plantas nativas/ extrativismo da região
- Animais e frutas da região
- Rios e lagos.
JUSTIFICATIVA
Fazer integração entre as disciplinas de Português, História e
Geografia, Arte e Matemática para desenvolverum trabalho
interdisciplinar a fim de elaborar uma cartilha ou livro ilustrado (a) a
partir das pesquisas e trabalhos dos alunos. Onde os mesmos serão os
pesquisadores e criadores;a escola e comunidade (povoados e municípios),
o espaço de pesquisa.
A importância deste trabalho se contempla nos PCN (2000 p. 46-47):
Os
conteúdos dos temas transversais, assim comoas práticas pedagógicas
organizadas em função da sua aprendizagem podem, contextualizar
significativamente a aprendizagem da língua, fazendo com que o trabalho
se reverta em produções de interesse do convívio, escolar e da
comunidade.
- Desenvolver um trabalho integrado e interdisciplinar da história, geografia e cultura do PovoadoVila Sanção.
- Elaborar uma cartilha ou livro ilustrada/o a partir das pesquisas e trabalhos dos alunos.
- Desenvolver o conhecimento, a valorização resgate e a divulgação da cultura local;
- Identificar os costumes e tradições.
ü O que vocês sabem sobre a cultura, as crenças e os rituais religiosos de nosso povoado, município?
ü E sobre as artes, festas, literatura (poemas, poesias, contos e causos, lendas e mitos?).
ü O que você conhece sobre a história e geografia do município ou povoado Vila Sanção? Ou outro...
GEOGRAFIA & ESTUDOS AMAZÔNICOS (Disciplina)
-Descrição geográfica do povoado,-Mapa das ruas com pontos públicos.
-Aspecto populacional de Vila Sansão
-Distância para sede (Parauapebas),
-Descrição da estrada,
-Existe população indígena nas imediações do povoado? Qual? Quantos habitantes indígenas? E a cultura indígena?
- Quantidade de casas e infra-estrutura (luz elétrica, água encanada).
HISTÓRIA
-Pesquisar aspectos históricos do povoado,-Primeiro morador, se mora aqui (e foto), e como foi...
- 1º líder político
- Atual líder político.
- Religiões predominantes(1º líder)
- Religiões Afro (macumba, umbanda e ou candomblé)
- Conflitos agrários
- Como foram os primeiros dias na história dopovoado?
PORTUGUÊS
Fazer um levantamento da literatura local (a literatura nasce da oralidade; o povo tem muitas histórias a contar através):- Lendas,
- Contos de assombração / causos
- Fábulas,
- Cordel
- Poemas (povo e alunos – escolha dos melhores)
- Crendices populares
- Provérbios
- Crônicas (8ª séries)
- Piadas
CIÊNCIAS
Desenvolver estudo sobre o meio ambiente do povoado (na localidade centro e adjacências) e comentar sobre os projetos existentes na região / Salobo e áreade preservação ambiental.ARTES
Resgate ao folclore local, manifestações culturais,Pratos típicos da região. Costumes e tradições da região. Organizar cartazescom textos e fotos.
Exposição de artesanatos da região.
E Riquezas naturais
Montar uma pequena peça teatral ou fazeruma apresentação de uma brincadeira folclórica/ danças típicas e festas tradicionais.
MATEMÁTICA
Digitação e elaboração de gráficos do resultado das pesquisas.
ENTREVISTAS UTILIZADAS COMO RECURSOS NAS PESQUISAS
QUESTIONÁRIO DE ENTREVISTA (Especialmente para antigos moradores
/primeiros)
1- Qual seu nome completo?
- Quando chegou aqui? De onde veio?
- Porque saiu do lugar onde morava? E por que motivo escolheu morar aqui?
- Já havia moradores na localidade onde é hoje Vila Sanção?
- Comente sobre os primeiros dias no povoado Vila Sanção.
- Como era o ambiente quando chegou? Fale alguma coisa sobre a vegetação e o solo da região.
- Na área havia tribos, qual o nome e como era o relacionamento entre moradores e índios?
- Na época que chegou havia demarcações de terras? Como aconteciam essas demarcações?
- Você sabe se houve conflitos pelas terras na área? (Com o Nilson e Odilon)
- Fale alguma coisa de como viviam, as dificuldades, como eram enfrentadas?
- Você lembra se havia na área animais silvestres? Você conhecia algum. Fale alguma coisa sobre esses assuntos.
- Você tem conhecimento se haviam caçadores na área, eram moradores da localidade? E qual a finalidade dessas caças?
- O que você sabe sobre os rios da região (Parauapebas e azul e outros)? Qual a sua utilidade para as famílias?
- Você se lembra quais as espécies de peixes existentes nos riachos e rios da região?
- E como era feita a pesca? Que instrumento utilizava?
- Havia alguma igreja? Qual?
- Em relação às festividades do ano, como no período do ano junino, fim do ano (natal), ano novo o que você fala sobre isso?
- Havia escola? Onde funcionava?
- O que você sabe sobre o comércio na comunidade, quais alimentos eram comprados?
- Qual a sua lembrança sobre a estrada como era feita a comunicação entre povoado e localidades vizinhas?
- Você se lembra como as pessoas faziam para se comunicarem
RUA CASTELOBRANCO
ENTREVISTA COM (REPRESENTANTESE OU LÍDER POLÍTICO) DA REGIÃO.
Entrevistado:......................................................... Idade................
1- Comente sobre o processo de distribuição agrária no povoado Vila Sanção no princípio de sua história.
2- Qual a sua contribuição na formação do povoado Vila Sanção?
Entrevista a ser realizada nas residências
Nome:................................................................ Idade:.................................
Quantos filhos?................... Idade por seqüência....................................................................
Profissão:...........................................................
Se agricultor: Usa agro tóxicos? ( ) sim não ( )
Que tipo de produção? R:......................................................................................................
Tipo da casa:
( ) tábua ( ) taipa ( ) alvenaria =tijolo ( ) palha
Tipo de cobertura da residência:
( ) telha ( ) palha ( ) laje
Tipo de piso da residência:
(cimento ( )cerâmica ( ) batido –no chão
Possui:
( ) água encanada ( ) energia elétrica
Possuifossa anti-séptica (vaso sanitário)
( ) sim ( ) não
Em relação o lixo/ como é feita a coleta?
( ) queimado ( ) jogado ao ar livre ( ) enterrado
Condições da moradia
( )próprio ( ) alugado ( ) financiado ( ) cedidoRecebe benefícios do governo? Qual?
( ) bolsa escola ( ) PETI ( ) Aposentadoria
Outro especificar:.............................................................................................
Quando foi instalado a energia elétrica, água e telefones em vila Sanção?
R:......................................................................................................................................................................................................................................................................................
DESCOBRINDO NOSSAS ORIGENS
Para alunos e comunidade em geral responderem este questionário.
Nome:......................................................... Idade.............
Composição da população de Vila Sanção por Estados de origem.
a) É descendente ou natural de qual Estado?
( ) Pará ( ) Maranhão Piauí ( ) Ceará ( ) Mato grosso
( ) Amazonas
Outro/ Citar: ...........................................................
Escola Alegria do Saber
Público alvo:Professores e alunos (É uma forma de socialização de trabalho e experiências)
Local do evento: Escola Alegria do SaberData: Novembro
FEIRA CULTURAL – VILA SANÇÃO
PROJETO – RIQUEZAS LITERÁRIAS
OBJETIVO: Pretende-se comeste trabalho, fazer um resgate da literatura local contemplada no folclore do povoado Vila Sanção.
Resgate Folclóricono Povoado Vila Sanção
A palavra FOLCLORE é de origem inglesa sendo composta por FOLK: que quer dizer POVO eLORE: Que significa SABEDORIA.
O
conjunto de lendas, contos, mitos, crendices, cantiga, histórias,
danças, festas, conhecimentos etc, que fazem partes da vida e da
sabedoria de uns povos, conservados pela tradição popular, é chamado de
folclore ou cultura popular. Quando estudamos o folclore de um povo,
conhecemos seu modo de pensar, agir e sentir. Dentro do folclore está
contemplando a literatura oral, mãe e origem da literatura letrada.
O
folclore é tido como uma verdadeira fonte para criar literatura. A
literatura, seja local, regional, nacional ou a universal busca(-ra) nos
relatos de casos, experiências, crendice, fábulas e contos populares
subsídios e amparo para a construção da literatura letrada. É o que se
observa na trajetória da literatura universal de William Shakeaspeare
que muitas vezes baseava-se em lendas e estórias e histórias contadas
oralmente para criar suas peças teatrais;e Charles Perrault, para
escrever seus contos infantis e os irmãos Green que da mesma forma,
resgataram estórias que entraram para a literatura universal e
atravessaram séculos, encontrando-se até hoje vivas na memória universal
de nossos jovens e adultos. Histórias como:Branca de Neve e os sete
anões e muitas outras bastante conhecidas no mundo inteiro.
É o
que fizemos em Vila Sanção, resgatamos as estórias (contos, causos,
poesias, piadas e anedotas) que só existiam na oralidade,sendo faladas
pelo povo da localidade; e a partir de então, foi dado um corpo escrito,
ou seja: saindo do oral e entrando para a literatura escrita.
Após o resgate cultural, foi dado forma escrita aos contos, poemas, piadas e anedotas (pois estes encontravam-se apenas no nível oral) e traçamos as seguintes estratégias para a apresentação do projeto:
- Ø Treinamos a sistematização de apresentação do trabalho, possibilitando a estes, autonomiade apresentação para o dia da Feira Cultural.
- Ø Os diversos gêneros foram distribuídos entre grupos de alunos com definições conceituais seguidos dos respectivos textos que serão por eles apresentados.
- Ø Será espalhado na sala de "Riquezas Literárias" cartazes e painéiscom os textos produzidos e resgatados pelos alunos da escola.
RECURSOS MATERIAIS
Cartolina, fotografias, papel madeira, pesquisas realizadas pelos alunos sobminha orientação (Profº Adilson Motta).AVALIAÇÃO
*Interação e participação dos alunosna apresentação e exposição do trabalho.* participação e apresentação ao público.
PONTO DE OBSERVAÇÃO
Analisar se o público alvo (comunidade em geral)assimilou as informações fornecidas na feira.
Relatório de prática pedagógica desenvolvida pelos professores envolvidos no Projeto Interdisciplinar:
História:Na
disciplina de história elabora-se questionário inerente às
informações que se deseja para que os alunos façam a pesquisa de
campo, cujos resultados irão contribuir para construir o corpo textual
dos relatos históricos do povoado ou município em estudo. E dados
fotográficos.
Português:Desenvolveu-se na disciplina de Língua Portuguesa o resgate do folclore local
ou regional através de contos de assombração, causos, poemas e poesias
produzidas pelos alunos, cujo processo de correção passou
desenvolveu-se de modo coletivo em sala de aula com os alunos.
Informática:O professor de informática engajou-se no Projeto Interdisciplinar fazendo com que os alunos digitassem os textos coletados e os produzidos por eles durante as aulas.
Arte: A
partir dos textos resgatados e produzidos na disciplina de Português, a
professora (o) de arte encarregou os alunos de fazerem a representação
através de desenhoscorrespondentes aos textos. Em resumo:os desenhos ou
gravuras por eles desenvolvidos foram utilizados para ilustrar os
textos contos/literários.
Matemática:O
professor de matemática, utilizando-se do resultado das pesquisas
desenvolvidas pelos alunos (em outras disciplinas) e a partir dos dados
coletados, trabalhou e ensinou gráficos aos alunos de 5ª série e a
partir da aprendizagem, a construção dos gráficos com os dados da
pesquisa.
Estudos Amazônicos ou regionais:A disciplina de Estudos Amazônicos dividiu-se em duas partes (dois professores):
- O primeiro ficou encarregado de desenvolver pesquisassobre o lixo, impacto ambiental, doenças causadas pelo lixo, importância da reciclagem do lixo e produção de artesanatos a partir do lixo reciclado.
- Outro professor(a) ficou encarregado de trabalhar as riquezas naturais da região, fazendo coletas e pesquisas sobre os itens das riquezas naturais como: importância e valor econômico. E dados fotográficos.
Religião:
Na disciplina de religião são desenvolvidas pesquisasresgatando o
histórico da religião no povoado (ou município), assim como dados
fotográficos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário