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Adilson Motta, 12/12
Quanto
mais conhecemos a realidade e, em paralelo – as leis que asseguram
direitos sociais adquiridos – mais percebemos a grande lacuna a ser
preenchida das políticas públicas não supridas – e do quanto precisa ser
feito para assegurá-las na maioria dos municípios brasileiros. Muitos
até se indignam do modo como muitas gestões se configuram – concorrendo
para o oposto da excelência.
Em torno de cada segmento de uma administração pública há uma conjuntura que cerca demandas sociais (espelhos da realidade), as quais são responsáveis pela dinamização da administração cujo fim é a qualidade e a eficiência do serviço prestado. Ou seja, um universo a ser conhecido e bem explorado para as possibilidades de uma gestão apta e capaz de fazer a diferença.
A administração de modo geral é cercada de um complexo de secretarias - veiculadoras das políticas públicas na relação com um universo maior nas esferas estadual e federal. Não é apenas o gerir dos recursos constitucionais repassados dos fundos contínuos, mas a habilitação e captação de recursos nos Ministérios, além daqueles (constitucionais). E, quando os gestores não capacitam seu quadro técnico para buscar essas fontes em instâncias federais nos ministérios, resulta na ineficiência da gestão, apesar de tantos recursos ao dispor. Não é á toa, mas os municípios maranhenses são os que mais perdem recursos federais nos ministérios – (muitos) por não capacitar seus técnicos para a semeadura dos recursos.
Nason, in Face book (2012) afirma: "Diz-me quem são teus secretários, e quais os teus projetos – que te direi como será o teu governo". Já outros, na mesma linha de pensamento também afirmam: "Barco sem rumo não terá vento a seu favor...".
Há um sub universo dentro do universo da administração pública num processo coeso e integrador, onde as afinidades que os toca os faz unidos como numa sinfonia, sem a qual o repertório da administração concorreria para suas possíveis falhas no que toca o sistema integrado da coisa pública, no processo de gestão. Como exemplo vale lembrar: A secretaria de educação abrange diversos segmentos da administração pública, eu diria – todo universo das secretarias e seus conteúdos. Vai criar relação com meio ambiente, com saúde, com a vida no campo – a agricultura, com a cultura - (com seus textos nas diversas afinidades e modalidades).
Veja abaixo a conjunturas das secretarias que compõe a administração pública:
• Secretaria de Cultura,
• Secretaria de Educação,
• Secretaria de Agricultura,
• Secretaria de Assistência Social,
• Secretaria de Meio ambiente,
• Secretaria de Saúde e outras...
Bem como seus ramos afins da administração como:
• Previdência Privada\Pública;
• Saneamento básico,
• Políticas de resíduos sólidos
• Gestão Tributária Municipal,
• Desenvolvimento Urbano,
• Política Habitacional,
• Processo Legislativo, Lei orgânica e Regimento Interno, etc...
Como fora afirmado logo no início que, quanto mais se conhece as leis que asseguram os direitos sociais nas políticas e a realidade – é verificado o fosso ou lacuna do que precisa ser feito em grandes proporções dentro dos respectivos campos. Vamos pegar uma pequena amostragem a título de comprovação:
- Verifique as leis e garantias da política ambiental no país como Código Florestal, Reservas Ecológicas ou Permanentes, Reserva Legal, Política de Manejo, etc - e em seguida dê um olhar retrospectivo sobre sua cidade, no meu caso é Bom Jardim (Maranhão) – e você irá perceber que estamos na estaca zero. Seria como implantar toda uma estrutura que está linda e maravilhosa nos papéis da lei e totalmente invisível quando o procuramos na realidade ambiental que nos cerca.
Desta forma, as cifras de nossos indicadores sociais (produto da realidade) dependem de toda essa conjuntura que operacionaliza a política pública local – a qual é determinante da qualidade de vida da sociedade.
Em torno de cada segmento de uma administração pública há uma conjuntura que cerca demandas sociais (espelhos da realidade), as quais são responsáveis pela dinamização da administração cujo fim é a qualidade e a eficiência do serviço prestado. Ou seja, um universo a ser conhecido e bem explorado para as possibilidades de uma gestão apta e capaz de fazer a diferença.
A administração de modo geral é cercada de um complexo de secretarias - veiculadoras das políticas públicas na relação com um universo maior nas esferas estadual e federal. Não é apenas o gerir dos recursos constitucionais repassados dos fundos contínuos, mas a habilitação e captação de recursos nos Ministérios, além daqueles (constitucionais). E, quando os gestores não capacitam seu quadro técnico para buscar essas fontes em instâncias federais nos ministérios, resulta na ineficiência da gestão, apesar de tantos recursos ao dispor. Não é á toa, mas os municípios maranhenses são os que mais perdem recursos federais nos ministérios – (muitos) por não capacitar seus técnicos para a semeadura dos recursos.
Nason, in Face book (2012) afirma: "Diz-me quem são teus secretários, e quais os teus projetos – que te direi como será o teu governo". Já outros, na mesma linha de pensamento também afirmam: "Barco sem rumo não terá vento a seu favor...".
Há um sub universo dentro do universo da administração pública num processo coeso e integrador, onde as afinidades que os toca os faz unidos como numa sinfonia, sem a qual o repertório da administração concorreria para suas possíveis falhas no que toca o sistema integrado da coisa pública, no processo de gestão. Como exemplo vale lembrar: A secretaria de educação abrange diversos segmentos da administração pública, eu diria – todo universo das secretarias e seus conteúdos. Vai criar relação com meio ambiente, com saúde, com a vida no campo – a agricultura, com a cultura - (com seus textos nas diversas afinidades e modalidades).
Veja abaixo a conjunturas das secretarias que compõe a administração pública:
• Secretaria de Cultura,
• Secretaria de Educação,
• Secretaria de Agricultura,
• Secretaria de Assistência Social,
• Secretaria de Meio ambiente,
• Secretaria de Saúde e outras...
Bem como seus ramos afins da administração como:
• Previdência Privada\Pública;
• Saneamento básico,
• Políticas de resíduos sólidos
• Gestão Tributária Municipal,
• Desenvolvimento Urbano,
• Política Habitacional,
• Processo Legislativo, Lei orgânica e Regimento Interno, etc...
Como fora afirmado logo no início que, quanto mais se conhece as leis que asseguram os direitos sociais nas políticas e a realidade – é verificado o fosso ou lacuna do que precisa ser feito em grandes proporções dentro dos respectivos campos. Vamos pegar uma pequena amostragem a título de comprovação:
- Verifique as leis e garantias da política ambiental no país como Código Florestal, Reservas Ecológicas ou Permanentes, Reserva Legal, Política de Manejo, etc - e em seguida dê um olhar retrospectivo sobre sua cidade, no meu caso é Bom Jardim (Maranhão) – e você irá perceber que estamos na estaca zero. Seria como implantar toda uma estrutura que está linda e maravilhosa nos papéis da lei e totalmente invisível quando o procuramos na realidade ambiental que nos cerca.
Desta forma, as cifras de nossos indicadores sociais (produto da realidade) dependem de toda essa conjuntura que operacionaliza a política pública local – a qual é determinante da qualidade de vida da sociedade.
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