Minha lista de blogs

domingo, 13 de outubro de 2013

Projeto de Leitura e Escrita na Escola

 
               Sendo um problema que desafia educadores, incomoda e envergonha educandos e às vezes até poderia ser a chance de um emprego, a dificuldade de produção textual que anda num paralelo ao problema da leitura e de ortografia é sem dúvida um entrave não só em língua portuguesa, mas para o avanço de compreensão e percepção nas demais disciplinas.  Nesse caso, língua portuguesa é tida como carro-chefe ou a disciplina eixo das disciplinas. Estes problemas são vistos, quando pegamos uma redação, especialmente entre as séries de 5ª a 8ª do Fundamental maior;  na qual a dificuldade de produção textual (através de ideias restritas), os erros ortográficos, as incoerências e coesão textual são visíveis.
SEMINÁRIO DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA COMO PONTO DE PARTIDA
Muitas são as possibilidades de se fazer um seminário de leitura na escola.  O processo desenvolvido na prática da aqui proposta  se dá no seguinte procedimento abaixo:
  1.                          I.      Opta-se pelo processo de leitura compartilhado reunindo os grupos de alunos em torno de quatro - para uma melhor percepção do nível, grau e desenvoltura em que se encontra o aluno-leitor quando, em grupos,  fazerem a leitura de um determinado texto que será único e exclusivamente daquele grupo, acompanhado pelos demais.
- Os demais alunos acompanham para desenvolverem as atividades grupais em torno do texto lido (com socialização de respostas) e questionamento do texto.
  1.                       II.      Escolhe-se na classe 5 alunos (bons) inclusive o professor  para participarem do corpo jurado que irão avaliar o desempenho da leitura dos colegas e darem a devida nota  (considerando de 1 a 100;  no fluir da leitura) pautando os itens abaixo:
  • pontuação,
  • Dicção (emissão de voz perfeita,
  • Clareza na leitura.
O objetivo desta prática neste Seminário é detectar o Melhor aluno leitor da sala e dá-lo o reconhecimento pelo esforço e assiduidade na prática de leituras. Isto conseqüentemente irá instigar ou estimular  os demais alunos da classe a  desenvolverem mais a prática.
Só se aprende ler, lendo.
Só se aprende escrever, escrevendo.
Pela leitura perpassa todas as habilidades e competências disciplinares; pois a medida que o aluno melhora seu nível de leitor,  todas as disciplinas  irão repercutir positivamente, inclusive uma melhor aceleração de percepção no ato de ler.

 SEMINÁRIO DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA. SÉRIE: 8ª

Nenhum comentário:

Postar um comentário