Sendo um problema que desafia educadores, incomoda e envergonha
educandos e às vezes até poderia ser a chance de um emprego, a
dificuldade de produção textual que anda num paralelo ao problema da
leitura e de ortografia é sem dúvida um entrave não só em língua
portuguesa, mas para o avanço de compreensão e percepção nas demais
disciplinas. Nesse caso, língua portuguesa é tida como carro-chefe ou a
disciplina eixo das disciplinas. Estes problemas são vistos, quando
pegamos uma redação, especialmente entre as séries de 5ª a 8ª do
Fundamental maior; na qual a dificuldade de produção textual (através
de ideias restritas), os erros ortográficos, as incoerências e coesão
textual são visíveis.
SEMINÁRIO DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA COMO PONTO DE PARTIDA
Muitas
são as possibilidades de se fazer um seminário de leitura na escola. O
processo desenvolvido na prática da aqui proposta se dá no seguinte
procedimento abaixo:
- I. Opta-se pelo processo de leitura compartilhado reunindo os grupos de alunos em torno de quatro - para uma melhor percepção do nível, grau e desenvoltura em que se encontra o aluno-leitor quando, em grupos, fazerem a leitura de um determinado texto que será único e exclusivamente daquele grupo, acompanhado pelos demais.
- Os
demais alunos acompanham para desenvolverem as atividades grupais em
torno do texto lido (com socialização de respostas) e questionamento do
texto.
- II. Escolhe-se na classe 5 alunos (bons) inclusive o professor para participarem do corpo jurado que irão avaliar o desempenho da leitura dos colegas e darem a devida nota (considerando de 1 a 100; no fluir da leitura) pautando os itens abaixo:
- pontuação,
- Dicção (emissão de voz perfeita,
- Clareza na leitura.
O objetivo desta prática neste Seminário é detectar o Melhor aluno leitor da sala e
dá-lo o reconhecimento pelo esforço e assiduidade na prática de
leituras. Isto conseqüentemente irá instigar ou estimular os demais
alunos da classe a desenvolverem mais a prática.
Só se aprende ler, lendo.
Só se aprende escrever, escrevendo.
Pela
leitura perpassa todas as habilidades e competências disciplinares;
pois a medida que o aluno melhora seu nível de leitor, todas as
disciplinas irão repercutir positivamente, inclusive uma melhor
aceleração de percepção no ato de ler.
SEMINÁRIO DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA. SÉRIE: 8ª
Nenhum comentário:
Postar um comentário