Minha lista de blogs

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Maioria dos Municípios Brasileiros Resistem às Mudanças Educacionais Votadas em Leis no Congresso ou Senado




A começar pela Lei que torna Obrigatório , as escolas do ensino fundamental (1º ao 9º ano) executarem uma vez por semana o Hino Nacional.  A Lei é de autoria do deputado Lincoln Portela, (PR-MG), que foi sancionada dia 21 pelo vice-presidente no exercício da Presidência, José Alencar. Para o deputado, a lei visa estimular a noção de patriotismo e civismo entre jovens. A execução nos colégios municipais é obrigatória. O projeto não prevê punição a quem não cumprir a lei.  Com a sanção presidencial, à lei 5700/71 é acrescido parágrafo obrigando que ocorra uma vez por semana. Em 2009, a letra do hino, escrita por Joaquim Osório Duque Estrada, completou cem anos.
A Lei 5700 diz que é obrigatório o ensino do canto e da interpretação do Hino Nacional em todos os estabelecimentos de ensino público ou privado e que é preciso cantá-lo uma vez por semana (Artigo 39, parágrafo único).  Outra lei que foi votada e que no entanto não está sendo cumprida pela maioria das escolas do país 

Lei em defesa da cultura Afro-descendente e indígenas

Lei nº 11.645, de 10 de Março de 2008 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena".

Ética e Cidadania no Ensino Fundamental
O Projeto de Lei do Senado 2/2012, de autoria do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), incluindo a disciplina Ética e Cidadania como obrigatória para o ensino fundamental. Relatado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), a proposta foi aprovado por unanimidade. Entre as justificativas de Sérgio Souza para o projeto, está “a necessidade de aprimoramento da LDB, com a criação de disciplinas que deem aos estudantes melhor formação ética, social e política, o que os capacitará para o correto entendimento dos principais problemas sociais do nosso país e do mundo”.